O Always Ready, da Bolívia aplicou uma goleada histórica no Sporting Cristal, do Peru, na noite desta terça-feira.
Jogando em El Alto, segunda maior cidade da Bolívia, e se beneficiando de uma altitude de 4.150 metros acima do nível do mar, o time boliviano fez 6 x 1, e garantiu larga vantagem para o jogo de volta.
A segunda partida será na próxima terça-feira (27), às 21:30h, em Lima. E agora, o time da casa precisará fazer cinco gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
Gols
O time da casa abriu o placar aos 14 minutos, gol do brasileiro Wesley Tanque, que foi o destaque da noite.
Além do primeiro gol, Wesley ainda deu passes e participou de diversos lances decisivos da partida.
O Sporting Cristal empatou no finalzinho do primeiro-tempo, gol de Cauterúccio.
Com 3 vitórias nos últimos quatro jogos e um número elevado de gols, a equipe comandada pelo brasileiro Enderson Moreira parecia pouco disposta a sofrer tantos gols.
Segundo-tempo
Mas na etapa final, a equipe peruana acabou sucumbindo às dificuldades físicas e neurológicas impostas pela incrível altitude local.
Logo aos 2 minutos do segundo-tempo, Romero colocaria o time boliviano em vantagem, após assistência de Wesley Tanque.
Sete minutos depois, outro brasileiro, Róbson Matheus recebeu a bola na entrada da grande área e soltou a bomba, fazeno um golaço: 3 x 1.
Aso 14 minutos, foi a vez de Héctor Cuellar ampliar o marcador: 4 x 1.
Apesar do cochilo de sua defesa, o Sporting Cristal ainda teve chances de diminuir o placar, desperdiçando pelo menos três boas oportunidades.
Mas como diz o ditado: “Quem não faz leva”… os bolivianos aproveitaram bem suas chances e ampliaram, com Romero, novamente cobrando pênalti aos 33 minutos e Moises Paniágua, aos 44 minutos do segundo-tempo.
No finalzinho da partida, o árbitro venezuelano Alexis Herrera expulsou os zagueiros Ignácio e Leonardo Laffore, do Cristal.
Ele ainda distribuiu seis cartões amarelos ao longo do jogo.
Final pela Libertadores: Always Ready 6 x 1 Sporting Cristal.