Uma das equipes mais tradicionais do Brasil, o Sampaio Correia se prepara para aquela que pode ser a jornada mais importante de sua história.
O clube maranhense que está completando 100 anos de fundação, vai disputar pela segunda vez a mais tradicional competição Sul-Americana.
De 03 a 10 de dezembro, sua equipe de futebol de areia vai representar o Brasil na Conmebol Libertadores de Beach Soccer, que será disputada em Assunção, no Paraguai.
A Jornada até a Libertadores
O Sampaio Corrêa conquistou sua vaga na Conmebol Libertadores após ser campeão do Circuito Brasil de Beach Soccer em abril, no Rio de Janeiro.
Na decisão contra o Vasco da Gama, a equipe maranhense goleou por 7 a 0.
Essa é a quarta vez que o clube disputará a Libertadores de futebol de areia.
A primeira foi em 2017, em Lambaré, no Paraguai. Na ocasião, foi eliminado nas quartas-de-final pelo Garden Club, do Paraguai.
Em 2018, no Rio de Janeiro, chegou às semifinais, terminando a competição em terceiro lugar.
Na edição de 2022, realizada em Iquique, Chile, o Sampaio Corrêa ficou com o vice-campeonato.
Depois de eliminar o Vasco nas semifinais, a “Bolívia” acabou perdendo o título para o Presidente Hayes, do Paraguai, nos pênaltis.
Na ocasião, o time teve que competir com uma equipe formada por jovens talentos, já que os jogadores mais experientes estavam atuando no exterior.
Força Máxima para 2023
Para a edição de 2023, o Sampaio Corrêa promete vir com força máxima para brigar pelo título da Conmebol Libertadores.
A equipe iniciará sua preparação no próximo dia 21, quando os atletas se reunirão em São Luís para treinamentos na Arena Domingos Leal.
Palavras dos Envolvidos
Eurico Pacífico, presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), destacou em entrevista a O Imparcial, a importância da competição:
A Conmebol Libertadores é uma competição muito importante e o Sampaio vai representar mais uma vez o Estado, tenho certeza de que o time tricolor fará uma grande campanha.
O secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, enfatizou a relevância do Sampaio Corrêa na competição e a necessidade de apoiar o beach soccer:
O Sampaio foi vice-campeão na edição de 2022 da Conmebol Libertadores e é muito importante ele estar confirmado novamente em 2023 representando bem a bandeira do Brasil e, em especial, a bandeira do Maranhão, levando o futebol de areia não só para o Maranhão, mas para todo o mundo. Por isso, é tão importante que o governo fortaleça cada vez mais esse apoio ao beach soccer.”
Todos os campeões da Libertadores de Beach Soccer
O Brasil detém a hegemonia na disputa pelo Troféu da Libertadores de futebol de areia. Desde a criação do torneio em 2016, os clubes brasileiros conquistaram quatro dos cinco titulos disputados.
Em 2020 e 2021, a competição não foi realizada, devido a pandemia de Covid-19.
Campeões
2016 – Vasco da Gama
2017 – Vasco da Gama
2018 – Vitória
2019 – Vasco da Gama
2020 – cancelada (pandemia)
2021 – cancelada (pandemia)
2022 – Presidente Hayes (Paraguai)