Argentina Campeã da Copa América 2024

Comandada por Messi a Seleção Argentina conquistou, neste domingo (14), a 48a. edição da Copa América, disputada nos Estados Unidos.

Na decisão, contra a Colômbia, de James Rodrigues, a equipe comandada por Lionel Messi venceu por 1 x 0, gol de Lautaro Martínez, no segundo-tempo da prorrogação.

No tempo normal, a partida terminou empatada em 0 x 0, com muitas chances desperdiçada e um gol anulado, após impedimento flagrado pela equipe do VAR.

Momentos marcantes

Um dos momentos mais emblemáticos dessa decisão de Copa América, foi registrado no segundo-tempo de jogo.

Lionel Messi sentiu dores na coxa e no tornozelo e deixou o campo em lágrimas aos 21 minutos da etapa final, substituído por Nico González.

A dor da contusão se misturou com a emoção da despedida do companheiro Dí Maria e a pressão e expectativa pela conquista que até alí demorava a chegar.

Outro momento emblemático ocorreu no início da prorrogação, quando Julián Alvarez, que havia entrado como titular, deixou o campo para dar lugar a Lautaro Martínez.

Lautaro vinha sendo titular absoluto da Argentina, mas foi preterido de forma surpreendente na escalação da grande final, entre os onze que começaram jogando.

E foi dos pés dele, Lautaro Martínez, que saiu o gol da grande conquista.

Com cinco gols em cinco partidas, o atacante da Internazionale de Milão terminou como artilheiro da Copa América.

James Rodrigues, que deixou o campo no segundo-tempo da partida, foi mais uma vez o destaque da equipe colombiana, tendo comandado sua seleção enquanto esteve no jogo.

Outro destaque foi Jhon Árias. O jogador do Fluminense se tornou fundamental na grande atuação da Colômbia nessa decisão.

messi copa america
messi copa america

Atraso

A bola rolou com a presença de cerca de 60.000 espectadores, no Hard Rock Stadium, após uma hora e 15 minutos de atraso.

O “retardo” no início da partida se deu a pedido da direção do estádio, por conta de uma grande confusão que se formou no lado externo.

Conforme nota divulgada pelo Hard Rock Stadium, milhares de torcedores tentaram invadir o local sem ingressos em mãos.

A polícia local e os seguranças entraram em ação para conter a invasão, o que provocou grande tumulto nas cercanias do estádio.

A CONCACAF e a CONMEBOL, organizadoras da Copa América, lamentaram os incidentes.

Despedida de Dí Maria

A decisão entre Argentina e Colômbia marcou a despedida do astro Dí Maria, da Seleção Argentina.

Aos 36 anos, o lendário parceiro de Messi, com quem jogou junto no Barcelona, decidiu se aposentar da Seleção.

Di Maria deixou o campo ovacionado pelas duas torcidas somente no segundo-tempo da prorrogação, substituído pelo zagueiro Otamendi.

Com mais de 888 jogos e 203 gols e 265 assistência na carreira, Dí Maria seguirá atuando pelo Benfica, de Portugal, clube com o qual tem contrato vigente até junho de 2025.

Público da final da Copa América

65 mil ingressos foram vendidos para a final da Copa América 2024, mas nem todos estiveram presentes.

Boa parte do público acabou se dispersando em virtude da confusão ocorrida no entorno do estádio antes do jogo começar.

Cerca de 59.000 torcedores assistiram Argentina x Colômbia, nas dependências do estádio. A maior parte do publico era nitidamente formada por colombianos, a maioria residente nos Estados Unidos.

Números: Argentina campeã da Copa América 2024

Com o título deste domingo, Messi alcançou o topo do ranking de jogadores que mais troféus conquistaram na história, com um total de 43.

Aos 37 anos, ele encerra a Copa América com um gol e uma assistência em cinco jogos, tendo sido mais uma vez, o personagem da competição.

Foi o segundo título dele na competição (2021 e 2024).

Além disso, Messi se tornou o jogador mais velho e o que mais decisões disputou na competição, superando seu compatriota Mascherano, com um total de cinco finais.

Assim, a Argentina chegou ao seu 16o titulo de Copa América, superando o Uruguai, que possui 15 conquistas esse isolando em primeiro lugar no ranking das equipes mais vitoriosas da história do torneio.

Copa América – Premiação

Bi-campeã da Copa América, a Argentina leva pra casa, além do título, uma premiação total de U$ 16 milhões, cerca de R$ 86 milhões, pela cotação atual do dólar.

Além disso, os “Hermanos” terão a chance de defender o título da “Finalíssima”, contra a Espanha, que neste domingo conquistou pela quarta vez na história, o título da Eurocopa, vencendo a Inglaterra, por 2 x 1, na decisão.

A “Finalíssima” entre os campeões da América e da Europa, será disputada pela terceira vez na história, em 2025, mas ainda não tem data nem local confirmados.

A Colômbia, segunda colocada, receberá cerca de 9 milhões de dólares, ou 49 milhões de reais, pela cotação atual do dólar.

E assim, a Seleção Argentina é Campeã da Copa América 2024.

Argentina Campeã da Copa América 2024

Argentina Campeã da Copa América 2024

Autor