Governo uruguaio sugeriu mudança e deu garantias de segurança. Assim, Conmebol descartou realizar Botafogo x Peñarol com portões fechados.
A Polícia Nacional e o Ministério do Interior do Uruguai anunciou na noite desta terça-feira, que ofereceria as garantias de segurança para a realização da partida entre Botafogo e Peñarol, caso o jogo fosse transferido para o Estádio Centenário, também em Montevidéu.
Após o anúncio, a Conmebol confirmou a alteração do local e a realização da partida nesta quarta-feira, 21:30h, com a presença das torcidas dos dois clubes.
A entidade, no entanto, condicionou a mudança para além das garantias de segurança. Assim, o Peñarol terá de arcar com todas as despesas provenientes da transferência de local.
Entenda o caso:
Mais cedo, a Conmebol cobrou da Associação Uruguaia de Futebol, um posicionamento a respeito do veto imposto à presença da torcida botafoguense no estádio, depois que o clube e a CBF se manifestaram à um comunicado do Governo Uruguaio recomendando a realização da partida sem a presença da torcida visitante.
A Conmebol solicitou ainda que medidas de segurança fossem tomadas para evitar confrontos entre torcedores dos dois clubes antes, durante e depois do jogo, antes programado para o estádio Campeón del Siglo, casa do Peñarol, em Montevidéu.
A medida do Governo Uruguaio se deu por conta do risco de novos confrontos após os incidentes ocorridos na semana passada, no Rio de Janeiro.
Essa decisão foi tomada pelo Ministério do Interior Uruguaio, que manteve sua posição, mesmo depois das manifestações da Associação Uruguaia, do Peñarol e da Conmebol, pela revogação da medida.
O Botafogo venceu o jogo de ida, por 5 x 0, no Maracanã, garantindo larga vantagem para o jogo de volta, em Montevidéu.
Peñarol Decide Jogo Sem Público Visitante Contra Botafogo na Copa Libertadores
O conselho diretivo do Peñarol realizou pela manhã, uma reunião via Zoom, que resultou na confirmação de que o jogo seria nesta quarta-feira, 30 de outubro, às 21:30h, no Estádio Campeón del Siglo, sem a torcida visitante.
O Ministério do Interior do Uruguai determinou que a partida deve ser disputada apenas com a presença de torcedores locais, citando a necessidade de prevenir possíveis conflitos e garantir a segurança de todos os envolvidos.
O ministro do Interior, Nicolás Martinelli, destacou que a decisão se baseia em análises de segurança e nos eventos violentos que ocorreram durante a semifinal de ida, realizada no Brasil. Esta medida visa proteger tanto os torcedores quanto o clube de possíveis sanções futuras.
A decisão contraria a determinação da Conmebol, que havia solicitado a liberação da entrada de torcedores do Botafogo, ameaçando com sanções severas caso a decisão não fosse revista. Em resposta, o clube uruguayo reafirmou que a questão da presença dos visitantes não está sob seu controle, mas sim nas mãos das autoridades governamentais.
A Conmebol deve se pronunciar a qualquer momento. Existe a expectativa sobre a decisão que a entidade deve tomar.
Implicações para o Jogo
Peñarol enfrenta uma situação desafiadora, já que perdeu o primeiro jogo da semifinal por 5 a 0. Para avançar à final da Copa Libertadores, o clube precisará não apenas vencer, mas reverter essa desvantagem em casa. A expectativa é alta entre os torcedores locais, que esgotaram rapidamente os ingressos disponíveis.
Porque a torcida do Botafogo foi proibida de ir ao Uruguai?
O veto foi determinado pelo Ministério do Interior do Uruguai, porque que as forças de segurança do país constataram, por meio de investigações, que havia alto risco de “revanche” entre torcedores, depois dos atos de violência ocorridos às véperas do jogo no Maracanã.
O comunicado emitido pela Associação Uruguaia pede aos torcedores que não se desloquem para Montevidéu. Cerca de 4.000 ingressos foram vendidos para a torcida visitante.
Confira a íntegra do comunicado do ministro Nicolás Martinelli:
“SR. PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO URUGUAIANA DE FUTEBOL. Ec. IGNACIO ALONSO: Queremos comunicar que o encontro do dia 30 de Outubro de 2024, às 21h30, no Estádio ‘Campeón del Siglo’ de Montevidéu, entre o Club Atlético Peñarol e o Botafogo de Futebol e Regatas, no âmbito das semifinais da Copa CONMEBOL Libertadores 2024, será disputado apenas com público da parcialidade local, ou seja, torcedores do Club Atlético Peñarol”, começa expressando.
E continua: “Esta decisão responde à análise da Polícia Nacional, após os fatos de violência ocorridos na cidade do Rio de Janeiro na prévia da semifinal de ida, disputada no passado dia 23 de outubro, os quais são de conhecimento público. Através do Estado Maior Geral, da Direção Geral de Segurança no Esporte e dos serviços de inteligência, foram realizadas tarefas de investigação e uma análise exaustiva através de atividades de campo e redes, em relação à segurança para o segundo encontro a ser disputado nesta fase semifinal”.
“Os acontecimentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro desencadearam uma série de eventos que aumentam o clima hostil, que apenas evidenciam o alto risco que implica a disputa de tal encontro esportivo com ambas as parcialidades. Solicita-se que sejam realizadas as gestões pertinentes junto à Confederação Sul-Americana de Futebol em relação ao que foi decidido por esta Secretaria de Estado. Saudações atenciosamente. Nicolás Martinelli”.
Afinal, jogarão Botafogo x Peñarol com portões fechados?
No ofício enviado à Associação Uruguaia, a Conmebol deu prazo até às 10:00h, desta terça-feira, para que a entidade negocie junto ao Governo de seu país, a derrubada do veto à presença da torcida do Botafogo no estádio.
A manifestação da entidade Sul-Americana se deu depois que a CBF protestou junto à Conmebol, alegando que a decisão uruguaia desrespeita o regulamento da competição e o princípio da reciprocidade entre as equipes.
Caso a medida não seja revogada, a Conmebol deverá determinar a realização da partida entre Botafogo x Peñarol com portões fechados ou até mesmo transferi-la para outro local.
Botafogo se posiciona
Na tarde desta segunda-feira (28), o Botafogo recebeu com perplexidade um ofício do Ministério do Interior do Uruguai, que impediu a presença de seus torcedores no jogo decisivo da semifinal da Copa Libertadores contra o Peñarol, marcado para o Estádio Campeón del Siglo.
O clube carioca manifestou sua discordância em relação à decisão, afirmando que o Uruguai tem condições de garantir a segurança necessária para a realização do confronto.
Em nota oficial, o Botafogo destacou que é contrário a qualquer forma de violência e que sempre busca promover um ambiente de respeito e lealdade em campo.
O clube ressaltou que a responsabilidade pela segurança é do time da casa e da polícia local, e apontou que a incapacidade de garantir a proteção dos torcedores não deve ser uma justificativa para a restrição de acesso.
O Botafogo também alertou sobre os perigos de um precedente que permite que outras equipes utilizem a alegação de “falta de segurança” para barrar torcedores visitantes em futuros jogos da CONMEBOL.
Para a diretoria do clube, essa prática não deve ser tolerada, e qualquer infração ao regulamento deve ser devidamente punida pela entidade máxima do futebol sul-americano.
Além disso, o Botafogo fez um apelo pela resolução pacífica das tensões entre as torcidas, lembrando que, antes do primeiro jogo, havia reforçado a importância do respeito entre os torcedores.
A direção do clube se mostrou preocupada com o clima de hostilidade gerado por declarações da direção do Peñarol, questionando se uma postura mais conciliatória poderia ter evitado a atual situação.
Por fim, o Botafogo confirmou que acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Polícia Federal/Interpol para garantir a segurança de seus torcedores em Montevidéu, reafirmando sua confiança na CONMEBOL para a tomada de decisões que assegurem a integridade de todos os envolvidos.
O Botafogo foi surpreendido, na tarde desta segunda-feira (28), com um ofício do Ministério do Interior do Uruguai formalizando, por razões de segurança, o veto à presença de torcedores do Botafogo no jogo da volta da semifinal da Libertadores, contra o Peñarol, no Estádio… pic.twitter.com/4DyVY3dbwb
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 28, 2024
Posicionamento do Peñarol
A diretoria do Peñarol, por sua vez, já havia indicado que não se pronunciaria em primeiro momento, sobre os acontecimentos ocorridos no Rio de Janeiro, às vésperas do primeiro jogo da semifinal da Libertadores.
O clube uruguaio divulgou nota informando que todos no clube estariam concentrados na realização do jogo de volta, programado para esta quarta-feira (30), no estádio Campeón Del Siglo, para depois falar a respeito.
Comunicado – Club Atlético Peñarol pic.twitter.com/UnDB7DBlDP
— PEÑAROL (@OficialCAP) October 26, 2024
Será que Botafogo x Peñarol com portões fechados?