Em um jogo eletrizante, a Seleção Brasileira de Futsal venceu a Ucrânia por 3 a 2, na semifinal realizada na Arena Humo, em Tashkent. Essa vitória coloca o o Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal.
Com uma atuação brilhante de Dyego, que anotou dois gols, o Brasil garantiu sua vaga na final do torneio, que será disputada no domingo, ao meio-dia.
Dyego figura agora entre na lista dos artilheiros da competição, com 3 gols marcados. O líder absoluto da artilharia é Marcel, com 10 gols.
Jogo disputado
O confronto começou equilibrado, com ambas as equipes se arriscando e criando oportunidades.
A Ucrânia foi a primeira a balançar as redes, com Ihor Cherniavskyi aos 18 minutos, em uma jogada rápida que deixou a defesa brasileira desatenta.
O Brasil, que até então não havia ficado atrás no placar na competição, viu-se em uma situação adversa e não conseguiu marcar no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o técnico Marquinhos Xavier fez mudanças estratégicas, trazendo o pivô Rafa Santos para dar mais força ao ataque.
As entradas de Marcênio e Neguinho foram fundamentais para aumentar a pressão sobre a defesa ucraniana.
Logo no início do segundo tempo, o Brasil reagiu: um gol contra de Rostyslav Semenchenko aos 21 minutos empatou a partida.
A partir daí, Dyego se destacou, marcando o segundo gol aos 22 minutos e se tornando o protagonista da virada.
Mesmo com um momento de desatenção que resultou no gol de empate da Ucrânia, o Brasil manteve a calma e continuou pressionando.
A equipe ucraniana cometeu a sexta falta, e Dyego não desperdiçou a oportunidade, convertendo o pênalti aos 36 minutos e selando a vitória.
Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal
Com essa vitória, o Brasil chega à final da Copa do Mundo de Futsal pela sétima vez, ampliando seu recorde em relação à Espanha, que disputou a decisão cinco vezes.
O time busca recuperar a glória após as eliminações nas edições de 2016 e 2021.
Agora, a equipe de Marquinhos Xavier se prepara para enfrentar o desafio final, domingo, ao meio dia, quando o Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal, enfrenta o vencedor do confronto entre Argentina e França, nesta quinta-feira, às 12:00h (horário de Brasília);
Artilharia
Com os dois gols marcados nesta quarta-feira, Dyego agora tem três e figura entre os goleadores da competição. Ele havia marcado um dos gols da vitória nas quartas de final, por 3 x 1, contra o Marrocos. Confira a lista:
10 gols
Marcel (Brasil)
7 gols
Alan Brandi (Argentina)
6 gols
Salar Aghapour (Irã)
5 gols
Kevin Briceño (Venezuela) Arnold Knaub (Cazaquistão) Pito (Brasil) Matías Rosa (Argentina) Kevin Arrieta (Argentina)
4 gols
Danyil Abakshyn (Ucrânia) Catela (Espanha) Muhammad Osamanmusa (Tailândia) Marlon (Brasil) Francisco Martínez (Paraguai) Miguel Mellado (Espanha) Soufiane El Mesrar (Marrocos) Neguinho (Brasil) Idriss Raiss El Fenni (Marrocos)
3 gols
Adérito (Angola) Saeid Ahmad Abbasi (Irã) Behrooz Azimi (Irã) Cristian Boruto (Argentina) Soufian Charraoui (Marrocos) Bruno Coelho (Portugal) Dyego (Brasil), Erick (Portugal) Jesus Gordillo (Espanha) Jó (Angola) Mahdi Karimi (Irã) Ihor Korsun (Ucrânia) Alfonso Maquensi (Panamá) Andrii Melnyk (Ucrânia) Abdessamad Mohammed (França) Ismail Ouaddouh (Holanda) Kevin Ramirez (França) Patrick Ruiz (Guatemala) Marvin Sandoval (Guatemala) Felipe Valério (Brasil) Jesus Viamonte (Venezuela) Zicky (Portugal) Mykhailo Zvarych (Ucrânia)