Seleção abre vantagem, passa aperto, mas segura vitória e garante classificação antecipada para a fase final do Sul-Americano Sub-20.
O time do Brasil Sub 20 conquistou uma vitória emocionante contra o Equador, pelo placar de 3 a 2, na noite desta quinta-feira (30), no estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela.
Com essa vitória, a equipe comandada por Ramon Menezes assegurou sua classificação para a fase final do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com uma rodada de antecedência.
Veja como foi Brasil x Equador
O Brasil começou domingo a partida, criando diversas oportunidades de gol, aproveitando-se da fragilidade do Equador Sub-20. O zagueiro Iago, do Flamengo, abriu o placar aos 24 minutos, cabeceando após um escanteio cobrado por Pedrinho.
Apenas dois minutos depois, aos 26, Deivid Washington, do Chelsea, ampliou a vantagem com um gol de peixinho, após cruzamento de Gustavo.
Antes do intervalo, Deivid voltou a marcar, desta vez de cabeça, após mais uma cobrança de falta de Pedrinho, colocando o Brasil em uma confortável posição de 3 a 0.
O Susto e a Reação Equatoriana no Sul-Americano Sub 20
Na segunda etapa, o Brasil Sub 20 parecia controlar a partida, mas a situação mudou rapidamente. Aos 31 minutos, o goleiro Robert, do Atlético/MG, cometeu um erro ao tentar driblar Obando, que aproveitou a oportunidade para marcar.
Aos 39, Kenny Páez – a jovem revelação equatoriana -, converteu um pênalti, reduzindo a diferença para 3 a 2.
Nos minutos finais, o Brasil passou por um sufoco, mas Robert se redimiu ao fazer uma defesa milagrosa, garantindo a vitória.
Veja os melhores momentos de Equador Sub-20 x Brasil Sub-20…
Colômbia 3 x 2 Bolívia
Na outra partida do Grupo-“B”, a Colômbia derrotou a lanterna Bolívia, por 3 x 2, em Valência.
Os gols foram de Neiser Villareal, aos dois e Mosquera, ao 14 minutos do primeiro-tempo para a Colômbia.
Na etapa final, Montaño diminuiu aos quinze; John Montaño fez o terceiro da Colômbia aos 40 e Montaño marcou pela segunda vez no jogo para os bolivianos, já nos acréscimos, aos 54 minutos.
Classificação e Próximos Desafios no Sul-Americano Sub-20
Com essa vitória, a Colômbia empatou com a Argentina em número de pontos: 7 cada, ficando em segundo lugar no Grupo. Já o Brasil se posiciona na terceira colocação do Grupo B, com seis.
O Equador, com três pontos, ainda pode chegar aos seis na classificação, caso vença a Argentina, na última rodada. Porém, mesmo que vença, os equatorianos já não podem mais se classificar.
De acordo com o regulamento, o primeiro critério de classificação do Sul-Americano Sub-20 é o confronto direto. E numa eventual disputa com o Brasil Sub 20, os equatorianos saem derrotados.
A quinta e última rodada da fase de classificação terá Brasil enfrentando a Colômbia no próximo sábado (1), às 18:00h (horário de Brasília). E às 20:30h, Argentina e Equador, fechando a primeira-fase.
¡El Grupo B y sus clasificados! 🇦🇷🇨🇴🇧🇷
— CONMEBOL Torneos (@CONMEBOLtorneos) January 31, 2025
CONMEBOL #Sub20 pic.twitter.com/MPJDhCzokl
Classificação do Sulamericano Sub20
A tabela do Grupo B ficou assim:
- Argentina: 7 pontos
- Colômbia: 7 pontos
- Brasil: 6 pontos
- Equador: 3 pontos
- Bolívia: 0 pontos
Escalação da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20
O Brasil Sub 20 jogou com:
- Goleiro: Robert (Atlético)
- Defensores: Iago (Flamengo), Natan (Flamengo), Lucas Halter (Atlético-PR), Arthur (Corinthians)
- Meio-campistas: Pedrinho (Zenit), Gustavo (Santos), Matheus (Palmeiras)
- Atacantes: Deivid Washington (Chelsea), Arthur (Corinthians), Vinícius (São Paulo)
Brasil Sub 20 x Equador Sub-20
A vitória do Brasil sobre o Equador no Sul-Americano Sub-20 não apenas garantiu a classificação para a fase final, mas também destacou a qualidade do elenco e a capacidade de superar adversidades. Com jogadores como Deivid Washington e Iago se destacando, a seleção brasileira promete lutar pelo título e por uma vaga no Mundial Sub-20 que ocorrerá no Chile em 2025.