A final da Copa Sul-Americana, programada para 28 de outubro, será em Maldonado, próximo a Punta Del Est e não mais em Montevidéu, como planejado anteriormente.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (15/09), pela Conmebol.
Veja aqui::
Impasse
A proposta para que a partida seja realizada no estádio Domingo Burgueño, em Punta del Este, cidade turística localizada a 140 km da capital, foi feita pelo Governo do Uruguai.
O estádio Domingo Burgueño tem capacidade para pouco mais de 25 mil pessoas e já recebeu o Fortaleza em fevereiro deste ano, pela fase preliminar da Libertadores.
O jogo contra o Deportivo Maldonado terminou empatado em 0 a 0 no Uruguai, mas o Fortaleza venceu a partida de volta por 4 a 0, e avançou de fase.
Agora, o time brasileiro está na semifinal da Copa Sul-Americana e enfrentará o Corinthians nos dias 26 de setembro e 3 de outubro.
A decisão de retirar a final da Copa Sul-Americana de Montevidéu foi motivada pela capacidade e custos do Estádio Centenário, que pode receber até 60 mil pessoas.
Além disso, a Conmebol chegou a conclusão que o estádio ficaria com muitos assentos vazios e poderia haver prejuízo, além de menor visibilidade aos patrocinadores.
A análise é que Fortaleza, Defensa e LDU não levarão tantos torcedores ao Uruguai, caso estejam na decisão.
A segunda opção em Montevidéu, o Parque Central, pertence ao Nacional, clube com ótima relação com a Conmebol.
Porque a final da Sul-Americana saiu de Montevidéu?
Com capacidade para pouco menos de 40 mil pessoas, o Parque Central era considerado o cenário ideal para a decisão.
A Conmebol, no entanto, exige a liberação do estádio com antecedência mínima de 15 dias antes da final.
Esse é o prazo para as adequações como correções no gramado, estrutura e, se necessário, envelopar os setores com seus patrocinadores, etc.
No entanto, isso causou um problema, já que o estádio vai receber o o clássico Nacional x Peñarol, dia 28 de outubro, pelo Campeonato Uruguaio.
O jogo poderia ser adiado, mas perder sua arena por duas semanas não estava agradando à diretoria do Nacional.
Vantagens e Desvantagens de Punta Del Este
O governo uruguaio sugeriu então levar a partida para a região de Punta del Este, argumentando ser um local conhecido, que agradaria aos torcedores e ajudaria também na divulgação turística.
No entanto, alguns membros do Conselho questionaram a possibilidade por causa da capacidade pequena do estádio e temor de invasão dos corintianos, caso estejam na final.
Além disso, haveria maior dificuldade para a chegada de torcedores, que teriam que descer em Montevidéu e fazer ainda uma viagem por estrada de cerca de duas horas.
No entanto, depois de se reunir nessa sexta-feira, os membros do Conselho Técnico da entidade concluíram que Maldonado, vizinha a Punta Del Est seria a melhor opção para receber a decisão do torneio.