Rubro-negro vence Palmeiras, nos pênaltis, e conquista seu segundo título de Campeão da Libertadores Sub-20, de forma invicta.
O Flamengo conquistou neste domingo (16), o título de bi- campeão da Libertadores Sub-20. Em uma final emocionante contra o Palmeiras, o rubro-negro carioca sagrou-se campeão nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, no estádio Arsenio Erico, em Assunção, Paraguai.
Este título marca um feito inédito, tornando o Flamengo o primeiro clube a vencer a competição continental duas vezes. Além de ter sido uma final inédita entre dois clubes do país, o Brasil se consolida como o país com mais títulos na Libertadores Sub-20, somando três conquistas.
Primeiro tempo
O Flamengo, com Shola e Felipe Teresa inspirados, criou boas chances, exigindo atenção da defesa palmeirense. Do lado alviverde, Luighi e Larson se destacaram, levando perigo à área rubro-negra. No entanto, a solidez das defesas prevaleceu, e o primeiro tempo terminou sem gols, deixando a decisão para a etapa final.
Segundo Tempo
A segunda etapa começou com o Palmeiras pressionando, criando duas oportunidades logo nos primeiros minutos. Mas foi o Flamengo quem abriu o placar, num rápido contra-ataque aos 3 minutos, com Felipe Lima aproveitando uma bela jogada de Shola.
O gol incendiou a partida, e o Palmeiras não demorou a reagir. Aos 12 minutos, Belé empatou, aproveitando um cruzamento da esquerda, recolocando o Verdão na briga pelo título.
A igualdade no placar não diminuiu a intensidade do jogo. As duas equipes seguiram buscando o gol, criando chances e exigindo grandes defesas dos goleiros. No entanto, o placar não se alterou, e a decisão foi para os pênaltis.
Pênaltis: Brilham os goleiros
A disputa de pênaltis foi um teste de nervos para os jogadores e torcedores. Lucas Furtado, do Flamengo, e Aranha, do Palmeiras, se transformaram em gigantes, defendendo cobranças e mantendo a emoção no auge.
O goleiro alviverde defendeu as cobranças de Iago e Fabiano, enquanto Lucas Furtado impediu os gols de Agner e Heittor. Larson ainda acertou a trave, selando a vitória do Flamengo e o bicampeonato da Libertadores Sub-20.
E assim, depois de 15 dias de disputa, o Flamengo escreveu mais um capítulo glorioso em sua história, conquistando um título inédito e reafirmando a força de suas categorias de base.
Com o empate persistindo, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Guilherme Gomes brilhou, defendendo duas cobranças e garantindo o título para o Flamengo.
Curiosamente, o Palmeiras encerrou a competição também de forma invícta, com quatro vitórias e um empate no tempo normal.
Flamengo Bi- Campeão da Libertadores Sub-20!
🏆❤️🖤 Para a eternidade! O momento em que o @Flamengo 🇧🇷 levantou a taça da CONMEBOL #LibertadoresSub20 no Paraguai ⭐️ pic.twitter.com/71CTNmAbyj
— CONMEBOL Libertadores Sub-20 (@LibertadoresU20) March 17, 2025
Ficha Técnica da Final
- Flamengo (3) 1-1 (2) Palmeiras
- Data: 16 de março de 2025
- Local: Estádio Arsenio Erico, Assunção, Paraguai
- Árbitro: Carlos Ortega (COL)
- VAR: Augusto Menendez (PER)
- Gols: Felipe Lima (48′ – FLA); Erick Belé (57′ – PAL)
- Cartões amarelos: Da Mata, Shola (FLA), Larson (PAL)
Flamengo: Lucas Furtado; Daniel Sales, Da Mata (Felipe Vieira) e Iago; Carbone, Rayan Lucas, João Alves (Gustavo), Pablo Lúcio (Fabiano) e Guilherme; Shola e Felipe Teresa (Felipe Lima). Técnico: Cleber dos Santos.
Palmeiras: Aranha; Gilberto, Robson, Diogo e Arthur; Rafael Coutinho (Agner), Riquelme Fillipi, Larson e Gabriel Azevedo (Heittor); Luighi e Erick Belé (Sorriso). Técnico: Lucas Andrade.
Confira os gols e os melhores momentos da Flamengo x Palmeiras – Libertadores Sub 20 2025…
Números que Marcam a História
- O Flamengo é o primeiro clube a conquistar duas vezes a CONMEBOL Libertadores Sub-20.
- O Brasil agora soma três títulos na competição, sendo o país com mais conquistas.
- Esta foi a terceira final da Libertadores Sub-20 decidida nos pênaltis, todas terminando em 1 a 1 no tempo normal.
- É a terceira vez que duas equipes do mesmo país terminam no pódio da competição.
Números do Flamengo Campeão da Libertadores Sub-20 2025
- 05 Jogos
- 04 Vitórias
- 01 Empate
- 00 Derrotas
- 11 Gols marcados
- 03 Gols sofridos
Belgrano Garante o Terceiro Lugar
Na disputa pelo terceiro lugar, o Belgrano da Argentina goleou o Danúbio do Uruguai por 5 a 1. A equipe argentina dominou a partida, com destaque para os gols de Juan Turletti, Leandro Monzón (2) e Fabricio Mendieta (2).
Ficha Técnica do 3° Lugar
- Danúbio (URU) 1-5 Belgrano (ARG)
- Local: Estádio Gunther Vogel, San Lorenzo.
- Gols: Juan Turletti (14′), Bautista Pereira (31′), Leandro Monzón (79′ e 90′), Fabricio Mendieta (84′ e 94′)
Números do 3° Lugar:
- Belgrano é a quarta equipe argentina a chegar ao pódio da Libertadores Sub-20.
- A vitória do Belgrano por 4 gols é a maior em uma disputa de terceiro lugar na história da competição.
- O triunfo do Belgrano estende o domínio argentino sobre os clubes uruguaios na Libertadores Sub-20, com sete vitórias em sete confrontos.
Flamengo é Bi- Campeão da Libertadores Sub-20
O Flamengo é o grande Campeão da Libertadores Sub-20 2025