O Fluminense venceu o Al Ahly, do Egito, por 2 x 0, nesta segunda-feira, na Arábia Saudita e garantiu vaga na final do Mundial de Clubes da FIFA.
A outra partida da semifinal, entre Manchester City e Urawa Reds, do Japão será disputada nesta terça-feira, às 15:00h, na Cidade dos Esportes Rei Abdullah, também em Jeddah.
A decisão está programada para a próxima sexta-feira (22), às 15:00h.
Jogo tenso, chances e gols
Primeiro-tempo
Diante de um público de 35 mil espectadores, os dois times começaram o jogo em clina tenso, com as duas equipes nitidamente nervosas.
Enquanto o Fluminense procurava tocar a bola e armar suas jogadas, o Al Ahly focava nos contra ataques.
Foi um jogo em que os ataques tiveram boas chances e os goleiros se destacaram, especialmente o veterano Fábio, ex-Cruzeiro, que fez importantes defesas.
O Flu ainda teve grandes oportunidades com Jhon Árias mandando duas bolas na trave.
Embora movimentado, o primeiro-tempo terminou 0 x 0.
Segundo-tempo
Na etapa final, o Fluminense voltou mais disposto a arriscar, enquanto o Al Ahly, com uma boa estratégia não conseguia acertar seu ataque.
E foi numa dessas tentativas que saiu o primeiro gol: Em jogada individual, aos 18 minutos, Marcelo invadiu a grande área, deu uma caneta embaixo das pernas do defensor egípcio e sofreu pênalti.
Aos 20, o colombiano Jhon Árias, um dos destaques da equipe marcou seu 23º gol na temporada: Fluminense 1 x 0.
O Al Ahly ainda teve duas chances claras de gol, mas seu ataque novamente fracassou.
Após algumas substituições, brilhou mais uma vez a estrela do técnico Fernando Diniz. Um de seus escolhidos, o garoto Jhon Kennedy, assim como ocorreu na Libertadores, viria a se tornar o herói do jogo.
Com um chute da entrada da grande área, aos 45 minutos, o mineiro de Itaúna, marcou novamente decretando a classificação tricolor: 2 x 0.
Embora Martinélli tenha sido o principal jogador em campo, a FIFA elegeu André como o destaque do jogo.
Com o resultado, o Fluminense coloca o Brasil novamente na final do Mundial, fato que não ocorria desde 2021, quando o Palmeiras perdeu o título para o Chelsea.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 0 Al Ahly
Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jeddah
Data: 18/12/2023
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik (Polônia)
Cartões amarelos: Martinelli e Abdelmonem;
Gols: Jhon Arias, aos 23 minutos e John Kennedy, aos 44 minutos do 2º tempo.
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Ganso (Lima); Jhon Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz
Al-Ahly: El Shenawy, Hany, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maâloul; Ateya (El Solia), Akram Tawfik (Afsha) e Ashour (Rabia); Percy Tau (Taher Mohamed), Kahraba (Fouad) e El Shahat.
Técnico: Marcel Koller
NÓS SOMOS FINALISTAS ❤️💚 pic.twitter.com/6QID9HCc30
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 18, 2023