Em uma noite de futebol tenso e frustrante para a torcida tricolor, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Lanús no Maracanã e deu adeus ao sonho do título da Copa Sul-Americana.
A partida, válida pelo jogo de volta das quartas de final, foi disputada nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025. Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o time argentino garantiu a classificação com o placar agregado de 2 a 1 e agora aguarda seu adversário na semifinal.
O confronto foi marcado por um primeiro tempo de pressão do Fluminense, que precisava reverter o resultado adverso. A insistência da equipe carioca surtiu efeito aos 19 minutos, quando Agustín Canobbio abriu o placar com um golaço de voleio, levando o Maracanã à euforia e igualando o confronto no agregado. O gol incendiou a partida, e o Fluminense continuou a criar as melhores oportunidades, buscando o segundo gol que lhe daria a classificação.
No entanto, a segunda etapa trouxe um balde de água fria para os mais de 44 mil torcedores presentes. O Lanús, que até então se defendia, aproveitou um contra-ataque para empatar a partida aos 22 minutos com um gol de Aquino, após bela jogada de Marcelino Moreno.
O gol dos visitantes obrigava o Fluminense a marcar mais dois para avançar, uma tarefa que se mostrou impossível diante da sólida defesa argentina. Nos minutos finais, o Tricolor ainda acertou a trave com Germán Cano, mas a bola teimou em não entrar.
A partida também foi marcada por um lamentável episódio de violência antes do início do segundo tempo. Um confronto entre a torcida do Lanús e a Polícia Militar no setor visitante do Maracanã resultou em feridos e atrasou o reinício do jogo em quase 30 minutos.
Com a eliminação, o Fluminense volta suas atenções para as competições nacionais, enquanto o Lanús segue vivo na busca pelo bicampeonato da Copa Sul-Americana.
Renato Gaúcho pede demissão
Durante a entrevista coletiva pós-jogo, ainda no Maracanã, Renato Gaúcho informou que pediu demissão do cargo de treinador do Fluminense. A diretoria do clube deve se pronunciar nas próximas horas.
Quem o Lanús enfrentará nas semifinais?
O Club Atlético Lanús aguarda o vencedor do confronto entre Universidad de Chile e Alianza Lima, do Peru, para conhecer seu adversário nas semifinais da Copa Sul-Americana de 2025. A partida decisiva entre chilenos e peruanos acontecerá nesta quinta-feira, 25 de setembro.
Quais são os próximos jogos da Sul-Americana quartas de final?
A definição dos outros semifinalistas da Copa Sul-Americana acontecerá nesta semana com os seguintes confrontos de volta das quartas de final:

- Quarta-feira, 24 de setembro:
- 19h: Atlético-MG (BRA) x Bolívar (BOL)
- 21h30: Once Caldas (COL) x Independiente del Valle (EQU)
- Quinta-feira, 25 de setembro:
- 21h30: Universidad de Chile (CHI) x Alianza Lima (PER)
