O zagueiro Manoel, do Fluminense, recebeu oito meses de suspensão após testar positivo para a substância “ostarina”.
A análise do caso foi encerrada na última semana pelo Conselho disciplinar da Conmebol.
Contra-prova
No entanto, o jogador conseguiu comprovar que o doping foi acidental, o que possibilitará seu retorno aos treinos com o elenco a partir de dezembro deste ano, com previsão para voltar aos jogos em fevereiro de 2024.
A defesa do atleta foi conduzida por Marcelo Franklin, um renomado advogado especializado em casos de antidoping no Brasil, que já representou outros atletas famosos, como Deco, Cesar Cielo, Pedro Barros, Lucas Verthein e Etiene Medeiros.
Franklin argumentou que a penalidade-base para o uso da substância é de 48 meses, mas a defesa conseguiu demonstrar que o doping ocorreu de maneira acidental e que Manoel teve responsabilidade mínima no incidente.
O caso
Manoel foi suspenso preventivamente após testar positivo para a substância “ostarina” em um exame realizado após a vitória por 5 a 1 sobre o River Plate, no Maracanã, durante a fase de grupos da Conmebol Libertadores, no dia 2 de maio.
Essa mesma substância levou o zagueiro Rodrigo Moledo, do Internacional a uma suspensão de 12 meses.
Embora não tenha entrado em campo naquela partida, ele foi escolhido pelo sorteio da entidade para o teste.
Durante o período de suspensão, o zagueiro manteve a sua forma física com a ajuda de um personal trainer, realizando atividades na praia e em sua residência.
A contagem dos oito meses de punição, imposta pela Conmebol, começou a partir da data da suspensão provisória de Manoel, ou seja, em 19 de junho de 2023.
Desde o início do caso, Manoel alegou inocência e afirmou que o uso da substância foi acidental.
A “ostarina” é uma substância que afeta diretamente os receptores associados aos hormônios androgênicos, em particular a testosterona, com propriedades anabolizantes que aumentam a massa muscular, a força e o desempenho.
No próximo sábado (04), o Fluminense decide o título da Libertadores contra o Boca Juniors, às 17:00h, no Maracanã.