A Comissão Antidopagem da CONMEBOL, se reúne na próxima semana. O alvo é o zagueiro Manoel no banco dos réus: O que pode acontecer com o zagueiro do Fluminense?
Veja aqui:
Suspensão por doping
O jogador do Fluminense, será julgado pela Comissão Antidopagem da Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol -, na próxima semana por uso da substância Ostarina.
Desde que o caso foi confirmado em 19 de junho, Manoel está suspenso preventivamente por 30 dias, após exame positivo, em partida da Libertadores e não pode utilizar as instalações do clube.
O julgamento está marcado para quarta-feira, 26/07, às 17:30h, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
A substância Ostarina é proibida em competições esportivas por ter ação anabolizante, aumentando a massa muscular, a força e a performance.
Outro jogador flagrado recentemente pelo exame antidoping, foi o zagueiro Rodrigo Moledo, do Internacional.
Possíveis punições para o uso de Ostarina
Caso seja considerado culpado pelo uso dessa substância, o atleta pode sofrer punições mais severas, como uma suspensão mais longa e multas.
A Ostarina é a mesma substância encontrada no exame antidoping da jogadora de vôlei Tandara, que foi suspensa das competições após receber a pena máxima.
Na ocasião, Tandara foi afastada por 4 anos das competições oficiais, em decisão unânime do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, numa audiência que durou quase oito horas.
Audiência preliminar
A audiência preliminar foi marcada para quarta-feira, dia 26, por videoconferência, após o próprio jogador solicitar o adiamento do primeiro encontro, que seria no dia 28 de junho passado.
Substituição no time
O Fluminense contratou Marlon Santos para substituir Manoel, mas o jogador, que esteve fora do Fla-Flu no útimo fim de semana, também não poderá ser escalado na próxima partida.
Expulso em seu último jogo pelo Monza, da Itália, Marlon está cumprindo suspensão após o clube ser notificado pela CBF.
Assim, o jogador estará de fora do jogo contra o Coritiba, na próxima segunda-feira, às 19:00h, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro.
Consequências do uso de substâncias proibidas
O uso de substâncias proibidas em competições esportivas é uma prática ilegal e pode ter consequências graves para os atletas envolvidos.
A Comissão Antidopagem da Conmebol tem o papel de investigar e julgar casos de doping em jogadores de futebol.
Apoio do Fluminense a Manoel
O Fluminense declarou apoio ao jogador e disponibilizou sua equipe jurídica que vem tratando do caso desde o início.