Derrota da Argentina diante do Paraguai confirma título no Sul-Americano Sub-20: Brasil vence o Chile e leva o troféu.
A Seleção Brasileira venceu o Chile, por 3 x 0, neste domingo, e conquistou seu 13º título do Campeonato Sul-Americano Sub-20.
A conquista foi confirmada, depois que a Argentina perdeu para o Paraguai, por 3 x 2, em Caracas, na Venezuela. A partida que fechou o torneio teve trio de árbitros da UEFA, sob o comando do Italiano Andrea Colombo.
As duas Seleções chegaram à última rodada do Hexagonal decisivo com 10 pontos ganhos, separadas por uma diferença de 4 gols no saldo, em favor do Brasil. Dessa forma, a equipe do técnico Ramón Menezes precisava apenas manter essa diferença, para conquistar o troféu.
Com a vitória de 3 x 0, sobre o Chile e a derrota dos hermanos, o Brasil Sub-20, venceu pela segunda vez consecutiva sob o comando de Ramon Menezes que já havia leva o time a conquista em 2023.
Brasil x Chile Sub-20
A Seleção Chilena, embora lanterna do Hexagonal decisivo com apenas 1 ponto ganho e já classificada para a Copa do Mundo Sub-20, por ser anfitriã, não deu moleza.
Atuando fechado e com marcação forte, o Chile conseguiu neutralizar as principais jogadas do Brasil, cujo objetivo era fazer gols para garantir a conquista antes mesmo dos argentinos irem à campo.
Depois do 0 x 0, no primeiro-tempo, a Seleção Brasileira finalmente conseguiu marca. Aos 28 minutos da etapa final, David Wahshington chutou forte da entrada da grande área. A bola pegou no travessão e entrou.
Cinco minutos depois, Ivan Román foi expulso depois de levar o segundo cartão amarelo deixando os chilenos com um jogador a menos.
A Seleção Brasileira deslanchou mesmo no finalzinho da partida. Mostrando superioridade física e técnica, a equipe fez 2 x 0, com Pedrinho aos 48 minutos. Ele recebeu a bola pouco depois da linha do meio campo e avançou carregando pelo lado esquerdo até invadir a pequena área e chutar cruzado.
O terceiro gol saiu logo em seguida. Após cobrança de escanteio, Ricardo Mathias ampliou, de cabeça.
No finalzinho, houve confusão entre reservas e membros das comissões técnicas do lado de fora do campo. O goleiro reserva Robert, do Atlético/MG foi expulso. Foi o terceiro cartão amarelo da Seleção no Sul-Americano Sub-20: Brasil vence o Chile e conquista seu 13º título na história da competição.
Veja os melhores momentos de Brasil 3 x 0 Chile Sub-20…
FICHA TÉCNICA
Brasil 3 x 0 Chile
Data: 16/02/2025
Local: Estádio José Antônio Anzoátegui, Puerto de La Cruz (Venezuela)
Árbitro: Yander Herrera (VEN)
Cartões amarelos: Ivan Román e Arce (CHI); Alisson Santana e Pedrinho (BRA)
Cartões vermelhos: Ivan Román (CHI) e Robert (BRA)
Brasil: Felipe Longo; Igor Serrote, Iago, Jair (José Guilherme) e Arthur Dias; Moscardo (Paulinho), Breno Bidon e Gustavo Prado (David Whashington) ; Rayan (Ricardo Mathias), Wesley (Alisson Santana) e Pedrinho.
Técnico: Ramon Menezes.
Chile: Sáez; Faúndez, Román, Sepúlveda e Salazar; Pinto, Cárcamo (Arce), Chatiliez (Espinoza) e Romero; Rossel (Sanguinetti) e Pizarro.
Técnico: Nicolas Cordova.
Pedrinho, hoje teve campeonato! 🏆😎
— CONMEBOL Torneos (@CONMEBOLtorneos) February 17, 2025
👉 O capitão participou de 8 dos 14 gols brasileiros na CONMEBOL #Sub20! pic.twitter.com/pGLgv8SYas
Colômbia fica com o terceiro lugar
Abrindo a rodada, no Estádio Olímpico de Puerto de La Cruz, a Colômbia venceu o Uruguai, por 3 x 1.
Os gols saíram todos no primeiro-tempo. O artilheiro do campeonato, Neiser Villareal abriu o placar logo aos 6 minutos. Cordero empatou aos 13, mas Mosquera, aos 15 e Barrios, aos 39 minutos confirmaram a vitória colombiana.
Apitou a partida, o brasileiro Paulo César Zanovelli.
Com o gol marcado hoje, Villareal consolidou-se como artilheiro do Sul-Americano, com 8 gols e 4 assistências.
Veja os Melhores Momentos de Uruguai 1 x 3 Colômbia Sub-20…
Números do Brasil no Sul-Americano U20
10 Jogos
06 Vitórias
01 Empate
02 Derrotas
14 Gols marcados
12 Gols sofridos
Artilheiros do torneio
1º Villareal (Colômbia) – 8 gols / 4 assistências
2º Cláudio Etcheverri (Argentina) – 6 gols
3º Rossel (Chile) – 5 gols
Igor Serrote, do Brasil foi o destaque com o maior número de desarmes, do torneio, mas também foi um dos jogadores mais indisciplinados, com 3 cartões amarelos e 1 vermelho.
Pedrinho foi outro destaque da Seleção. Capitão da equipe, o jogador do Zenit fez 8 assistências nos 14 gols marcados pelo Brasil.
Mundial Sub-20
Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Chile serão os representantes brasileiros na Copa do Mundo Sub-20, que será realizada entre 17 de setembro e 19 de outubro, no Chile.
Tudo sobre o Sul-Americano Sub-20: Brasil vence o Chile
Sul-Americano Sub-20: Brasil vence
Sul-Americano Sub-20: Brasil vence e é campeão Sul-Americano Sub-20