Disputa política entre Javier Milei e Nicolás Maduro, pode forçar mudança de última hora na sede do torneio.
Está tudo pronto para o início da 31ª versão do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que enfrentará as 10 seleções da CONMEBOL de 23 de janeiro a 16 de fevereiro na Venezuela.
Caracas, Cabudare, Valência e Puerto L. a. Cruz, são as cidades que esperam sediar o torneio, onde serão disputados o título e quatro vagas na categoria Copa do Mundo, que será realizado no Chile, entre 27 de setembro e 19 de outubro deste ano.
Argentina fora?
Faltando menos de duas semanas do início da competição, o Sub-20 poderá ter um grave problema, devido à situação política que a Venezuela vive e à rejeição de vários países da zona contra as decisões do presidente Nicolás Maduro.
O presidente da Argentina Javier Milei, que tem sérias divergências com Maduro, poderia usar o futebol e a disputa como retaliação.
Assim, a Ministra da Defesa argentina Patrícia Bullrich solicitou à CONMEBOL a mudança da sede do Torneio Sul-Americano.
Caso a Confederação Sul-Americana de Futebol desista de mudar de sede, Milei pedirá à AFA que abdique a competição para a seleção argentina.
Assim, nos primeiros rumores que surgiram após essa notícia, a Colômbia seria uma séria candidata a sediar o Campeonato de última hora, já que geograficamente haveria maiores diferenças e o país teria estádios disponíveis e adequados para a Copa Sul-Americana Sub- 20.