Veja aqui:
O apresentador Silvio Santos, morto neste sábado (17/08), aos 93 anos, tinha forte ligação com o futebol. Mas, qual time Silvio Santos torcia?
Durante anos, uma das empresas de Silvio Santos, a Tele Sena, foi patrocinadora Master do Corinthians, tendo sua marca exibida no uniforme principal.
Além disso, seu nome esteve atrelado durante décadas ao Timão, por conta da marchinha “Transplante Corintiano”, sucesso nos carnavais.
A marchinha cantada pelo apresentador eternizou o refrão: “Doutor eu não me engano, meu Coração é Corintiano…”
A presença da marca “Tele Sena” nas camisas e a marchinha de carnaval, compunham a receita que fazia o torcedor crer que o time do coração de Silvio Santos, era realmente o Corinthians.
Mas, se o Timão não era sua equipe favorita, qual time Silvio Santos torcia?
Verdadeiro time de Silvio Santos
A revelação sobre o verdadeiro time para o qual Silvio Santos torcia ocorreu somente em 2019, quase 60 anos depois do início de sua carreira na Televisão.
Foi durante a participação em seu programa no SBT, do empresário e ex-jogador Neymar da Silva Santos, pai do Astro Neymar Jr, que também estava presente.
Em determinado momento, Silvio perguntou a Neymar Pai se ele havia jogado com Tim, Ringo e Hércules, revelando em seguida que esses eram os ídolos dele no tempo em que acompanhava e torcia pelo Fluminense: “No tempo que eu acompanhava futebol, e era tricolor das laranjeiras… Era, Tim, Ringo, Hércules”.
SBT e o futebol
A primeira incursão da emissora de Silvio Santos nas transmissões de futebol ocorreu no dia 1º de outubro de 1977, quando a TVS – antecessora do SBT -, transmitiu em parceria com a Rede Tupi de Televisão, o último jogo de Pelé com a camisa dos Cosmos de Nova York.
Naquela data, o time americano recheado de estrelas venceu o Santos por 2 x 1, com direito a gol de Pelé, cobrando falta.
O futebol sempre foi “objeto de desejo” de Silvio Santos para a programação do SBT. Durante diversas oportunidades, o empresário esteve negociando pessoalmente a compra de direitos de transmissão.
O maior empecilho para o canal, sempre foi a forte concorrência financeira e influência da Globo, nas negociações.
Nos anos 90, o SBT esteve várias vezes em campo, transmitindo as Copas do Mundo e torneios nacionais e internacionais, eternizando entre o torcedor brasileiro o personagem “Amarelinho”, mascote de sua equipe na Copa do Mundo.
Seu objetivo parece ter finalmente sido atingido no finalzinho dos anos 2010, quando o SBT entrou de cabeça na cobertura da Copa do Nordeste, vencendo a concorrência para a transmissão do torneio.
Com o sucesso de audiência e faturamento das emissoras próprias e afiliadas no Nordeste do país, Silvio autorizou o investimento na aquisição dos principais torneios do futebol Sul-Americano.
Em 2020, o SBT adquiriu os direitos de transmissão da Libertadores, depois que a Globo – até então emissora exclusiva em TV aberta -, rescindiu o contrato unilateralmente.
Entre os anos 2020, 21 e 22, o SBT mostrou com exclusividade as principais partidas envolvendo equipes brasileiras, inclusive as conquistas históricas do Palmeiras (2020 e 2021) e do Flamengo (2022).
Atualmente o SBT, de Silvio Santos transmite os jogos da Copa Sul-Americana, em TV aberta e via internet, através do SBT Online.
Silvio Santos e o futebol
A presença de Silvio Santos no futebol, vai muito além da Marchinha “Doutor eu não me engano…” e do patrocínio da Tele Sena ao Corinthians. O SBT, principal empresa de Senor Abravanel, transmitiu Copas do Mundo, Copa do Brasil e vários torneios da Conmebol.
Na década de 1990, o SBT mostrou a decisão da Recopa Sul-Americana, com a vitória do São Paulo, por 3 x 1, em cima do Botafogo, em Tóquio, no Japão.
Em 1995, além da Copa do Brasil, o SBT mostrou a Copa Conmebol, vencida pelo Rosário Central, numa decisão quase inacreditável.
Na primeira partida, disputada no Mineirão, o Atlético/MG goleou por 4 x 0, mas tomou 4 x 0, na partida de volta, disputada dia 19 de dezembro, na Argentina.
Aquela decisão foi para os pênaltis, vencida pelo Rosário por 4 x 3, diante de 40 mil espectadores, no estádio Gigante do Arroyto, em Córdoba.
Também em 1995, o SBT mostrou as finais da Copa Ouro e da Copa Master, torneios da Conmebol, conquistados pelo Cruzeiro.
Em 1996, o SBT de Silvio Santos faria outra transmissão memorável, na decisão da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Cruzeiro, vencida pelo “Cabuloso”, com narração do épico Silvio Luiz.
Em 1997, outra final Sul-Americana, no SBT, dessa vez com vitória do Atlético/MG diante do Lanús, da Argentina e a conquista do time mineiro na Copa Conmebol.
Por fim, no ano de 1998, Cruzeiro e Palmeiras disputaram a decisão da 1a. Copa Mercosul, antecessora da Copa Sul-Americana, com vitória a dos paulistas.
Vasco da Gama
Outro fato emblemático envolvendo a emissora de Silvio Santos, ocorreu no jogo de volta da decisão da Copa João Havelange, o Campeonato Brasileiro do ano 2000, entre Vasco e São Caetano.
Em litígio com a Globo, detentora dos direitos de transmissão, o Eurico Miranda, então diretor do Vasco decidiu colocar sua equipe em campo com o simbolo do SBT, estampado no seu uniforme.
O dirigente havia se irritado com a cobertura da Globo no primeiro jogo da decisão, quando parte do alambrado do estádio de São Januário desabou, deixando cerca de 160 pessoas feridas.
A decisão de Eurico Miranda foi unilateral e pegou de surpresa até mesmo o dono do SBT. Na época, Silvio Santos declarou ter sido surpreendido com a medida e agradeceu ao Vasco pela homenagem.
Futebol e família
A ligação de Silvio Santos com o futebol vai muito além dos negócios, das transmissões pelo SBT e do Corinthians, a quem o apresentador sempre demonstrou apreço.
Isto porquê, Rebeca Abravanel, uma das filhas de Silvio é casada com o ex-jogador Alexandre Pato, ex-São Paulo e icone no futebol Europeu.
Morto neste sábado, 17 de agosto aos 93 anos, o empresário e apresentador Silvio Santos deixa um legado também para o futebol, tendo sido a primeira grande rede de TV a transmitir torneios como a Copa do Brasil e diversas competições do futebol Sul-Americano, como as Copas Conmebol e Mercosul, em meados dos anos 90.
Atualmente transmitindo a Copa Sul-Americana, o SBT, vem se firmando como um dos principais players das competições esportivas no Brasil, investindo em equipe, estrutura de transmissão e importantes direitos de transmissão, promovendo e apoiando cada vez mais o futebol.
Mas afinal, qual time Silvio Santos torcia?
Embora tenha promovido durante décadas o Corinthians, por meio da marchinha de carnaval “Transplante corintiano”, e até patrocinado as camisas do Timão, por meio da Tele Sena, poucas pessoas sabiam qual time Silvio Santos torcia.
A revelação foi feita pelo próprio Sílvio em 2019, durante participação de Neymar Junior e seu Pai, Neymar Silva Santos, no programa Sílvio Santos. O time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.
o time do coração de Silvio Santos era o Fluminense.