A CONMEBOL anunciou a equipe de arbitragem para a final da CONMEBOL Sul-Americana 2023 entre Fortaleza e LDU.
A partida está programada para o próximo sábado (28), às 17:00h, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, Uruguai.
O responsável por conduzir a decisão será o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela, um nome já conhecido no cenário sul-americano.
Currículo
Com 39 anos de idade e natural de Portuguesa, Valenzuela irá comandar a sua segunda final da história da Sul-Americana.
Sua última aparição na final deste torneio ocorreu em 2020, quando Defensa y Justicia enfrentou Lanús, com vitória convincente do Defensa por 3×0.
Esta não é a primeira vez que Valenzuela cruza o caminho do Fortaleza nesta temporada. O árbitro venezuelano já esteve presente em dois jogos do Tricolor em 2023.
O primeiro deles aconteceu em 2 de março, quando o Fortaleza venceu o Deportivo Maldonado, do Uruguai, por 4×0.
Mais tarde, em 16 de março, ele apitou o confronto entre Cerro Porteño, do Paraguai, e o Fortaleza, com vitória dos paraguaios por 2×1.
Ao considerar sua participação na edição deste ano da Sulamericana, Jesús Valenzuela soma um total de cinco jogos apitados.
Seu mais recente compromisso ocorrendo em 22 de agosto, quando o Corinthians venceu o Estudiantes por 1 x 0, na Arena Corinthians.
Equipe de arbitragem para Fortaleza x LDU
Além de Valenzuela, a Conmebol escalou também, assistentes da Venezuela: Jorge Urrego e Túlio Moreno, serão os bandeiras.
Enquanto isso, a responsabilidade pela cabine do árbitro de vídeo estará nas mãos do argentino Jorge Baliño, que contará com o auxílio de Hector Palletta, Ezequiel Brailovsky e Silvio Trucco.