Boca Juniors x Gimnasia: Confusão deixa um morto na Argentina

boca juniores x gimnasia y esgrima 1
Boca Juniors x Gimnasia: Confusão deixa um morto na Argentina
Confusão deixa um morto e três gravemente feridos na Argentina

Terminou mais cedo a partida entre Boca Juniors x Gimnasia: Confusão deixa um morto e dezenas de feridos a noite passada, em La Plata, que fica a 50 km de Buenos Aires.

A Federação Argentina de Futebol deve se pronunciar nas próximas horas a respeito do tumulto ocorrido ontem, durante a partida entre Gimnasia y Esgrima x Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino.

Jogadores das duas equipes e torcedores viveram momentos de pânico nas dependências do estádio Juan Carmello Zerillo, local do encontro.

A partida foi interrompida aos 8 minutos por conta de um confronto entre torcedores e a polícia desencadeado nas arquibancadas.

O excesso de gás lacrimogênio usado na tentativa de conter a confusão estendeu-se para o gramado, atingindo jogadores e comissão técnica das duas equipes.

Além disso, milhares de torcedores invadiram o gramado e a partida teve de ser paralisada.

Confusão no jogo do Boca Juniores na Argentina
Gramado fica completamente tomado por torcedores no estádio de La Plata

Boca Juniors x Gimnasia: Confusão fora do estádio

A confusão havia começado ainda do lado de fora do estádio, onde foram usadas balas de borracha e gás para evitar a entrada de mais torcedores, uma vez que o estádio já estava cheio.

Jogadores se refugiaram nos vestiários, mas tiveram de ajudar a socorrer os torcedores e familiares que estavam no estádio.

“Foram os 45 minutos mais longos da minha vida até que encontrei a minha família. Pulei para as arquibancadas, nem sei o que fiz até que encontrei os meus familiares, e foi um alívio”.

O meu pai é médico e assistiu várias pessoas em campo”, contou o atacante Franco Soldado, do Gimnásia.

Mortos e feridos

A confusão generalizada no estádio de La Plata deixou pelo menos uma pessoa morta e dezenas de feridos.

Um homem de 57 anos sofreu parada cardíaca e foi levado ao hospital, mas acabou não resistindo.

boca juniores x gimnasia y esgrima 2
Crianças e mulheres também foram atingidas pelo gás lançado pela polícia

Pelo menos outras três pessoas ficaram gravemente feridas entre dezenas de machucados.

“Confirmo que há uma pessoa morta. Esta pessoa morreu de parada cardíaca”, disse o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Sergio Berni.

Entre as dezenas de pessoas feridas está o repórter Fernando Rivero, que foi atingido por um tiro, quando filmava a confusão.

Pessoas presentes no estádio acusam a polícia de abuso no uso da força.

“Os incidentes começaram no exterior e espalharam-se pelo interior. Havia cerca de dez mil pessoas em torno do estádio tentando entrar, algumas com ingressos, outras ainda sem. Todos puderam ver que o estádio estava muito cheio”, disse Eduardo Aparício, o chefe do órgão de prevenção da violência no esporte.

“Tudo precisa ser investigado”, especialmente “a atuação da polícia”, acrescentou sob revolta.

Boca Juniors x Gimnasia: Confusão – Repercussão

O Governo da Província de Buenos Aires divulgou nota lamentando os fatos ocorridos em La Plata, que culminaram na morte de um torcedor e outras dezenas de feridos.

Além disso, foram anunciadas medidas imediatas, enquanto a justiça investiga as causas e aponta dos responsáveis pela tragédia.

Entre as medidas, estão a interdição temporária do estádio, o afastamento de Juan Gorbarán, chefe da 9a Delegacia de La Plata.

Ele foi o responsável pelas operações de policiamento no estádio e no entorno dele durante a partida.

Também foi determinada a imediata demissão do policial que atirou três vezes contra o repórter Fernando Rivero, da TyC Sports, que trabalhava no local.

A Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol -, também divulgou nota lamentando os incidentes e recomendando à Federação de Futebol da Argentina, aos clubes e às autoridades argentinas rigor nas apurações.

Sansões e mais garantias de segurança também foram cobradas após o jogo Boca Juniors x Gimnasia: Confusão e morte na Argentina.

Autor