Colômbia receberá o Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025 em Maio. Campeonato terá novo formato.
A CONMEBOL confirmou oficialmente a realização do Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025, que ocorrerá entre os dias 1º e 25 de maio, na Colômbia.
O torneio reunirá as jovens promessas do futebol feminino das dez nações que compõem a confederação. Com um novo formato, o torneio promete ser uma vitrine para revelar novos talentos para o futebol sul-americano.
=> Confira como será o Sul-Americano Masculino Sub 17.
Formato da Competição
A edição do Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025 será dividida em duas etapas: Fase Preliminar e Fase Final. Inicialmente, as seleções serão separadas em dois grupos de cinco, disputando quatro jogos em turno único no modelo de pontos corridos.
As três melhores equipes de cada grupo seguirão para a Fase Final, totalizando seis seleções que disputarão novamente em sistema de pontos corridos. Ao término dessas partidas, o time com maior pontuação ficará com o troféu de campeã.
Além da conquista regional, o torneio é classificatório para competições da FIFA. As quatro primeiras colocadas na Fase Final garantem presença na Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA, marcada para 2025, no Marrocos. Caso a nação anfitriã da Copa figure entre as classificadas, sua vaga será repassada ao próximo melhor colocado no campeonato.
Tabela do Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025
A CONMEBOL divulgou também, as datas oficiais do campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025. O Brasil, considerado favorito ao título, estará no Grupo B, junto a Peru, Bolívia, Uruguai e Equador.
A estreia da Seleção Brasileira será no dia 2 de maio, contra o Peru, com jogos subsequentes contra Bolívia no dia 4, Uruguai no dia 8 e a última partida da fase inicial frente ao Equador, no dia 10.
No Grupo A ficaram equipes como Colômbia (país anfitrião), Paraguai, Chile, Argentina e Venezuela, formando um panorama de disputas certamente acirradas. Já os duelos decisivos da Fase Final têm datas marcadas para 13, 16, 19, 22 e 25 de maio, quando será coroado o campeão da nona edição do torneio.
Favoritismo Brasileiro: Caminho para o Sexto Título?
Com cinco troféus conquistados em edições passadas do Sul-Americano Sub-17 Feminin (2010, 2012, 2018, 2022 e 2024), o Brasil entra no campeonato como a equipe mais vitoriosa da história. Comandada pela técnica Simone Jatobá, a seleção busca manter sua hegemonia continental, aliando a conquista de mais um título à desejada vaga no Mundial.
Desde já em preparo avançado, a equipe brasileira está envolvida em treinos intensivos e jogos amistosos organizados para testar formações e estratégias. Reconhecida por seu futebol dinâmico e ofensivo, a seleção brasileira projeta manter essas características, que têm se destacado nesta categoria ao longo do tempo.
Adicional a isso, o plano de desenvolvimento do futebol feminino nas bases do Brasil ganhou importantes reforços nos últimos anos. Este suporte tem sido primordial para revelar jovens atletas que, mais cedo ou mais tarde, poderão brilhar na seleção principal.
Uma Oportunidade de Impulsionar o Futebol Feminino Sul-Americano
Mais do que a disputa em campo, o Sul-Americano Sub-17 Feminino 2025 surge como uma oportunidade inédita de impulsionar o crescimento do futebol feminino em toda a América do Sul. Abrindo espaço para revelar talentos e atrair novos públicos, o torneio amplifica a visibilidade da modalidade na região.
Essa edição reflete os esforços constantes da CONMEBOL para promover competições mais estruturadas, ampliar o investimento em exposições femininas do esporte e implementar programas de incentivo à modalidade.
A escolha da Colômbia como palco é igualmente significativa. Reconhecido como um dos países referentes no desenvolvimento do futebol feminino no continente, o país-sede concretizou avanços tanto no fomento de categorias jovens quanto no profissionalismo, sendo naturalmente rico em torcedores apaixonados que prometerão encher as arquibancadas.
Colômbia Antes, Mundial Depois: Olhos no Futuro
Ao ser palco desta edição, a Colômbia não apenas fortalece sua tradição no futebol como também herda atenção deixada às futuras estrelas após o apito final. Até lá, o compromisso combinará organização estrutural e infraestrutura moderna aos curtos prazos continentais competitivos.
Veja como foi a decisão da edição 2024 do torneio…