Copa do Mundo de 2030 será intinerante e terá jogos em três países da América do Sul

copa do mundo 2030

O Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol -, Alejandro Dominguez fez um comunicado importante para o futebol na manhã desta quarta-feira (04).

Segundo anunciou o dirigente, em sua conta no “X” (antigo Twitter), a Copa do Mundo de 2030, terá formato inédito e será disputada em três contintinentes: Europa, África e América do Sul.

Ao todo haverá jogos em seis países: Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Marrocos.

A abertura ocorrerá de forma simultânea nos três países Sul-Americanos, com cerimônia de abertura e partidas em Montevidéu, Assunção e Buenos Aires.

Centenário da Copa

A medida faz parte das comemorações dos 100 anos da Copa, que começou a ser disputada em 1930, no Uruguai.

Por esse motivo, as partidas da primeira rodada do “Mundial do Centenário”, serão realizadas no região da Conmebol, idealizadora da primeira Copa.

A partida número 1, será no estádio Centenário, na capital uruguaia.

Acreditávamos sempre. O Mundial de 2030 começa onde tudo começou”, escreveu.

País-sede

Alejandro Domingues também publicou uma foto posando ao lado dos presidentes das Associações de Futebol da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

A tendência é que a Argentina seja sede do jogo de sua própria Seleção.

Dessa forma, além dos três países fundadores, a Copa de 2030 já conta com as Seleções de Portugal, Espanha e Marrocos, totalizando seis classificados.

Aprovação

O Conselho da FIFA esteve reunido nesta quarta-feira, e aprovou por unânimidade a proposta.

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa, pelo presidente da Federação Paraguaia, Robert Harrison.

A Conmebol está trabalhando na construção de um novo estádio próximo de sua sede, no Paraguai, visando receber o jogo do Mundial 2030.

Alejandro Dominguez comemorou: “Como amante do futebol, sinto satisfação imensa. Serão três partidas inaugurais, mas caberá a FIFA detalhar a escolha dos locais e todo o protocolo que as cidades terão de seguir para receber esses jogos”.

Copa do Mundo de 2030 será intinerante e terá jogos em três países da América do Sul
copa do mundo 2023 conselho fifa

Copa do Mundo de 2030 e 2034

A próxima edição da Copa do Mundo a ser realizada em 2026, terá como sede pela primeira vez, três países: Canadá, Estados Unidos e México.

Além disso, o número de países participantes aumentará de 32 para 48 seleções.

Com o anúncio de hoje, a Arábia Saudita ficou mais próxima de sediar o mundial de 2034.

A FIFA decidiu lançar o processo de candidatura para a edição de 2034, convidando associações membros da AFC e OFC a se candidatarem para sediar o evento.

A Copa do Mundo FIFA é um dos maiores eventos esportivos do mundo, e a decisão de sediar as competições em vários países será uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural e social do futebol, anunciou a entidade

Copa do Mundo de 2030 será intinerante e terá jogos em três países da América do Sul

Autor