Ele conquistou seu primeiro título da competição de forma invícta. Flamengo Campeão da Libertadores Sub 20 2024, marcou não apenas uma conquista inédita, mas a retomada do protagonismo na base.
A Virada
Na final deste domingo, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, o Boca Juniors abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo, com Rodriguez marcando de cabeça.
O Flamengo não se intimidou e empatou com o nigeriano Shola, aos 20 minutos.
A virada ocorreu no finalzinho do primeiro-tempo, gol de Lorran, aos 46 minutos.
Foi a quinta vitória da equipe brasileira, que encerrou a Libertadores Sub-20 de forma invícta e absoluta.
Coroação de um trabalho
Durante décadas, o Rubro-negro ostentou uma marca reconhecida em todo o continente: “Craque o Flamengo faz em casa”.
A frase foi cunhada pelo jornalista Geraldo Maineti, expressa na capa da revista Manchete Esportiva, em 4 de abril de 1979.
Chegar até o único título que suas categorias de base nunca haviam conquistado, representa para o clube, muito mais que uma vitória, mas o resultado de um esforço, que vem sendo implementado nos últimos anos.
Desde o fatídico incêndio no “Ninho do Urubu”, na madrugada da sexta-feira (08/02/2019), que vitimou 10 atletas na sua concentração, o clube tem feito um trabalho cuidadoso na melhora das condições da estrutura de suas instalações.
Cerca de R$ 1 bilhão de reais foram investidos no novo CT Ninho do Urubu, que agora possui 12 campos de futebol, além de um mini-estádio com dimensões oficiais, arquibancada e além de outros campos com grama sintética.
Os alojamentos possuem 24 quartos, podendo receber até 44 atletas, sendo duas pessoas em cada quarto.
O CT da Base, que fica anexo ao CT do futebol profissional passou a contar com duas academias dotadas de equipamentos de ponta, além de laboratório de fisiologia, piscinas, pista controlada de grama sintética, câmeras e medidores de velocidade.
O corpo de funcionários do clube também foi ampliado com a contratação de profissionais especializado em diversas áreas, visando fortalecer a base de apoio para os atletas.
Campanha do Flamengo Sub 20 na Libertadores 2024
Além do título de Campeão invícto, o Flamengo Sub-20 conquistou outras marcas históricas na Libertadores 2024.
O zagueiro Iago e o atacante Wallace Yan terminaram a competição como artilheiros, com 4 gols marcados, cada.
Campeão Brasileiro em 2023, o time comandado pelo técnico Mário Jorge não perde desde agosto do ano passado, numa das maiores invencibilidades da história do clube.
Números
- Jogos disputados: 05
- Vitórias: 05
- Empates: 00
- Derrotas: 00
- Gols marcados: 11
- Gols sofridos: 04
- Artilheiros: Wallace Yan e Iago – 4 gols cada
Campanha
Fase de grupos
Defensor Sporting 0 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Aucas
Flamengo 4 x 1 Sporting Cristal
Semifinal
Rosário Central 1 x 2 Flamengo
Decisão
Flamengo 2 x 1 Boca Juniors
Escalação do time campeão:
Lucas Furtado; Lucyan, Iago (João Vitor), Carbone e Zé Welinton; Rayan Lucas, Caio Garcia (Jean Carlos) e Lucyan; Wallace Yan, Shola (Daniel Rogerio) e Welliton (Pedro Estevam).
🔴⚫ É do Mengão! Jogada de Lorran pela direita e passe certeiro para Shola fazer o primeiro gol do @Flamengo na Final da CONMEBOL #LibertadoresSub20 diante do @BocaJrsOficial! pic.twitter.com/7NsxhC0fKJ
— CONMEBOL Libertadores Sub-20 (@LibertadoresU20) March 17, 2024