O Nacional, do Uruguai é a última equipe a garantir vaga na fase de grupos da Libertadores 2024. Confira como foi o jogo da Pré-Libertadores: Nacional 2 x 1 Always Ready – Nacional classificado!
Jogando na noite desta quinta-feira (14), no estádio Gran Parque, em Montevidéu para mais de 30 mil espectadores, a equipe uruguaia reverteu a desvantagem e conquistou a classificação nos pênaltis.
Virada
O Always Ready entrou em campo com a vantagem do empate, depois de ter vencido o jogo de ida por 1 x 0, uma semana antes, na Bolívia.
Ciente das dificuldades de um adversário que vem surpreendendo na Libertadores, o time uruguaio foi à campo com um esquema ofensivo.
E logo a 7 minutos, Lozano abriu o marcador, devolvendo a esperança à torcida local que lotou as arquibancadas do estádio.
Mas os bolivianos mostraram durante os primeiros 45 minutos, que não estavam entregues.
E foi já nos acréscimos da primeira etapa, que Carabali cruzou para Rodriguez escorar de cabeça e empatar a partida, deixando os bolivianos novamente em vantagem.
Na etapa final, a disputa foi intensa, com chances para ambos os lados.
Com a classificação até então garantida, os jogadores do Always Ready passaram a se utilizar da catimba, paralisando o jogo a todo o momento ou atrasando a reposição de bola.
Na reta final da partida, o clima esquentou e o árbitro teve bastante trabalho para acalmar os ânimos dentro e também fora de campo, na zona mista onde se posicionam as comissões técnicas das equipes.
Diante das diversas paralizações, o árbitro deu onze minutos de acréscimo no tempo regulamentar.
E foi aproveitando-se desse tempo que o Nacional chegou ao segundo gol, com Antôni escorando de cabeça dentro da área, depois do cruzamento de Zabala pela esquerda.
Antes disso, o Nacional já havia perdido um jogador, com a expulsão de Polenta.
Final pela Pré-Libertadores: Nacional 2 x 1 Always Ready.
Pênaltis
Com a vitória de 2 x 1, no tempo normal, o Nacional conseguiu levar a decisão para os pênaltis.
O capitão Caicedo fez a primeira cobrança e marcou para o Always Ready, enquanto Santander cobrou e empatou para o Nacional.
Del Valle fez 2 a 1, para os bolivianos, mas logo em seguida, Zabala bateu firme e empatou.
O jovem Suárez bateu o terceiro pênalti e num chute displicente e mal cobrado mandou para a fácil defesa do goleiro uruguaio.
Na cobrança seguinte, Carneiro bateu e colocou o Nacional em vantagem: 3 x 2.
Na quarta cobrança, o brasileiro Róbson marcou para o time boliviano, mas Antoni bateu bem e manteve a vantagem do Nacional.
Nas últimas cobranças da primeira série, Terrazas converteu para o Always, mas Bentancourt bateu e marcou dando a vitória para o Nacional, do Uruguai.
Classificação
O Nacional agora vai para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o Always Ready disputará a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Na próxima segunda-feira, haverá o sorteio dos grupos, às 20:00h (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai.
O Nacional estará no pote 4 e poderá enfrentar um brasileiro na fase de grupos.
🇺🇾🤩 ¡Victoria en los penales y clasificación para @Nacional! Venció a #AlwaysReady y se metió en la Fase de Grupos de la CONMEBOL #Libertadores.#GloriaEterna pic.twitter.com/NeNFFNo6ku
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) March 15, 2024