Palmeiras e Boca Juniors fazem nesta sexta-feira, às 19:00 (horário de Brasília), em Quito, a final da Libertadores Feminina 2022.
O time brasileiro se classificou para a decisão, ao vencer o América de Cali, por 1 x 0, na semifinal, nesta quarta-feira, também na capital do Equador.
Embora tenha dominado a maior parte do jogo, o Palmeiras teve dificuldades para chegar a vitória.
O único gol foi marcado por Ary Borges, de cabeça, aos 10 minutos do segundo-tempo, após levantamento de Byanca Brasil de fora da grande área.
Palmeiras x Boca na final da Libertadores Feminina
Com o resultado, o Verdão chega a final inédita contra o Boca Juniores, que eliminou o Corinthians nas quartas-de-final.
As argentinas também estão pela primeira vez na decisão do torneio.
Além disso, o Palmeiras segue invicto com 5 vitórias em cinco jogos.
Também na sexta, às 16:00, tem a decisão do terceiro lugar entre as equipes colombianas: Deportivo Cali e América de Cali.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1 x 0 América de Cali
Semifinal – Libertadores feminina 2022
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado – Quito (Equador )
Árbitra: Milagros Arruela (PER)
Assistentes: Vera Yupanqui (PER) e Gabriela Moreno (PER)
Cartões amarelos: Carolina Pineda (América de Cali); Jully (Palmeiras); Catalina Usme (América de Cali); Zamorano (América de Cali); Ary Borges (Palmeiras); Camilinha (Palmeiras)
Cartão vermelho: Vidal (América)
Gol: Ary Borges (Palmeiras), aos 9 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Jully; Bruna Calderan, Poliana, Julia Katrine; Duda (Carol Baiana), Ary Borges, Camilinha; Bia Zaneratto, Byanca Brasil, Andressinha (Day Silva).
Técnico: Ricardo Belli
AMÉRICA DE CALI: Giraldo; Basanta (Castellanos), Natis, Yantén; Ospina, Pineda (Vidal), Muñoz (Bonilla), Martínez, Zamorano; Mosquera (Iglesias), Usme.
Técnico: Andrés Usme
Números e Curiosidades
O Palmeiras é o segundo time brasileiro a chegar à final com vitórias em todas as suas partidas (5 vitórias), desde que as quartas de final foram incorporadas ao regulamento da competição.
O Corinthians já havia conseguido isso em 2021.
É apenas a terceira derrota das equipes colombianas nas semifinais femininas da Libertadores em oito jogos disputados (2V 3E).
Todas essas quedas foram contra clubes brasileiros: 0-5 do Intimate Forms contra o Santos em 2009, 0-4 do América de Cali contra o Corinthians em 2019 e o resultado desta quarta-feira.
Com essa vitória, as equipes brasileiras perderam apenas uma das últimas 10 partidas nas semifinais da competição, com seis vitórias e três empates.
É a segunda vez que os clubes brasileiros não sofreram gols consecutivos nas semifinais da Libertadores Femenina.
O Palmeiras se junta ao Corinthians por 8 a 0 contra o Nacional em 2021, além de duas vitórias do Santos em 2009 e 2010: 5 a 0 contra o Formas Íntimas e 2 a 0 contra o Boca Juniors.
Com o gol de Ary Borges na vitória de hoje, o Palmeiras marcou seis de seus 17 gols nesta Libertadores Feminina de cabeça, mais do que qualquer outro time.
Além disso, representa 40% de seus gols marcados, a maior proporção entre os clubes participantes com três ou mais gols no total.