As Copas Conmebol Libertadores e Sulamericana 2023, passarão a ter árbitro de vídeo em todas as fases já a partir de 2023.
A medida foi anunciada nesta terça-feira e atende a uma demanda dos clubes que disputaram a fase de grupos este ano.
Além disso, faz parte do desenvolvimento natural do plano de progressão da arbitragem traçado pela entidade.
O VAR será utilizado também nos jogos da Recopa Sul-Americana, competição que reúne os campeões da Libertadores e da Sul-Americana todos os anos.
A Comissão de Arbitragem da Conmebol entendeu, depois de criteriosa avaliação, que todos os estádios da edição 2023 das competições tem condições estruturais de receber a tecnologia.
Uma licitação foi realizada com diversas empresas do setor, sob auditoria da Ernst & Young Internacional, com sede na Argentina.
“Existem condições logísticas e técnicas adequadas para a utilização da tecnologia e, após analisar as propostas, o uso do VAR nas fases preliminares das duas competições foi aprovada”.
Segundo a Conmebol, o uso do VAR em todas as fases das duas competições “vinha sendo uma aspiração da Conmebol desde a implementação da ferramenta e um pedido expresso de vários clubes participantes dos torneios deste ano.
Em 2022, as equipes do VAR, munidas pela tecnologia estiveram presentes nas fases mais importantes das duas competições, em período de testes.
Aprovado o seu uso, a Copa Conmebol Libertadores e Sulamericana 2023 terão VAR em 100% dos jogos através do sistema digital de auxilio às equipes de arbitragem.
As principais competições da Conmebol seguem com transmissão no Brasil, para isso existem várias formas de assinar a conmebol tv online.