O Fluminense fez história ao sagrar-se campeão da Libertadores 2023, derrotando o Boca Juniors: 2 x 1 na prorrogação.
Esta vitória épica marcou a primeira “Gloria Eterna” da história do clube carioca no torneio sul-americano.
A jornada rumo ao título não foi fácil para o Fluminense, que enfrentou e venceu equipes campeãs em todas as fases eliminatórias, incluindo Argentinos, Olimpia, Internacional e, finalmente, o Boca Juniors na decisão.
O time tornou-se o primeiro na história a conquistar o campeonato depois de enfrentar tanto o River Plate quanto o Boca Juniors na mesma edição do torneio.
Destaques
Germán Cano, atacante do Fluminense, brilhou como o artilheiro máximo da edição de 2023 da Libertadores, marcando um impressionante total de 13 gols.
Seu companheiro de equipe, Keno, também deixou sua marca na competição, sendo o líder de assistências, com cinco no total.
Cano, que é argentino, entrou para a história como o segundo jogador do país a marcar um gol em uma final da Libertadores por um clube brasileiro.
Além disso, Cano se juntou a um seleto grupo de jogadores ao marcar 13 gols ou mais em uma única edição do torneio.
Keno, por sua vez, conquistou um feito notável ao ser o primeiro jogador desde 2013 a fornecer duas assistências em uma final da CONMEBOL Libertadores.
Recordes
O goleiro Fábio, do Fluminense, também deixou sua marca ao conquistar um recorde impressionante, com 57 vitórias na história do torneio, enquanto completava seu 100º jogo na competição.
Somente Ever Hugo Almeida (113) e Sergio Aquino (107) alcançaram a marca de 100 jogos na Libertadores.
Outro destaque foi o desempenho de John Kennedy, que marcou gols em todas as fases eliminatórias da Libertadores 2023.
Ele se juntou a uma seleta lista de jogadores que conseguiram marcar nas oitavas, quartas, semifinais e final da competição, ao lado de nomes como Gabigol, José Sand, Riquelme, Víctor Bonilla e Jardel.
Super campeão
Felipe Melo, meio-campista do Fluminense, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar três títulos em quatro edições consecutivas da Libertadores.
Ele levantou a taça com o Palmeiras em 2020 e 2021, antes de se juntar ao Fluminense para conquistar o título em 2023.
Outro jogador notável, Marcelo, alcançou uma rara proeza ao conquistar primeiro a UEFA Champions League (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022) e agora, a Libertadores em 2023.
Ele se uniu a um seleto grupo de jogadores, incluindo Rafinha, Ronaldinho, Ramires e David Luiz, que conseguiram essa dupla conquista nos principais torneios continentais de futebol.
A vitória do Fluminense na CONMEBOL Libertadores 2023 foi um marco na história do futebol sul-americano e consagrou o clube como um dos melhores da região.
Tudo isso faz com que Os números do Fluminense Campeão da Libertadores 2023 sejam ainda mais expressivos.
Confira todos os números:
🥰🇭🇺 Tá em família, @MarceloM12!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 6, 2023
⭐️ @FluminenseFC 🤝 #GloriaEterna
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/lcwDH18IoM